“Ganhadores do Homem Dourado” – Capítulo 2

Hoje mostraremos os ganhadores da década de 50.

Hoje continuamos nossa série especial aqui no DoComentário, a série “Ganhadores do Homem Dourado”. Nessa super série, mostramos todos os ganhadores do Oscar na categoria documentários. Neste capítulo os ganhadores da década de 50.

Vamos embarcar no mundo retrô galera! (OBS: Nessa série não mostramos os curtas).


1950 – Daybreak in Udi (1949, Terry Bishop)

daybreak-in-udiUm documentário relativamente curto, sobre um tribo africana que trabalhava para construir uma maternidade. Tiveram ajuda de oficiais do governo, mas tiveram também a oposição de alguns membros da tribo.

 

 


1951 – The Titan: Story of Michelangelo (1950, Robert J. FlahertyRichard Lyford e Curt Oertel)

the-titanConta a história do grande artista Michelangelo Buonarroti. Inicia com suas obras mais novas, seguindo o artista durante sua vida e carreira até sua última obra.

 

 

 


1952 – Kon-Tiki (1950, Thor Heyerdahl)

kon-tiki“Kon-Tiki” era o nome da embarcação usada por seis cientistas escandinavos, liderado por Thor Heyerdahl. Eles embarcam em uma jornada de 101 dias da América do Sul até as Ilhas Polinésia. A teoria que queriam provar é que as ilhas eram populadas a partir do leste, especificamente Perú, ao invés do Oeste (Africa) como achavam.

 


1953 – The Sea Around Us (1953, Irwin Allen)

the-sea-around-usO diretor explora os mistérios do profundo oceano neste documentário Technicolor. Baseado no famoso estudo de Rachel L. Carson, este projeto investiga tudo sobre o oceano, de tubarões, baleias e polvos até criaturas microscópicas.

 

 


1954 – The Living Desert (1953, James Algar)

living-desertUm dia na vida das criaturas que vivem no deserto dos EUA. As rotinas e desafios diários dos sapos, répteis, porcos selvagens, insetos, ratos e pássaros são mostrados nesse doc.

 

 

 


1955 – The Vanishing Prairie (1954, James Algar)

vanishing-prairieA história das Prairies Americanas quando eram habitadas pelos alces. (uau, que enredo!kkkk)

 

 

 

 


1956 – The Unconquered (1954, Nancy Hamilton)

unconqueredDoc sobre a história de Helen Keller, uma escritora, conferencista e ativista social americana. Foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado. O documentário foi levemente mudado e exibido com um novo nome Hellen Keller: A história de sua vida.

 

 


1957 – O Mundo Silencioso (1956, Jacques-Yves Cousteau e Louis Malle)

o-mundo-silenciosoEste doc pioneiro sobre natureza investiga os habitat aquáticos em varias localidades pelo mundo. Mostra a brutalidade presente no mundo natural, assim como a exploração subaquática.

 

 

 


1958 – Albert Schweitzer (1957, Jerome Hill)

albert-schweitzerEste doc biográfico mostra a vida do Dr. Schweitzer (com atores representando os personagens), do seu nascimento na França até quando tinha uns 30 anos e tomou a decisão de construir seu hospital na floresta.

 

 

 


1959 – White Wilderness (1958, James Algar)

white-wildernessMais um produzido pela Disney. Esse doc retrata uma aventura real da exploração da vida selvagem do ártico.

 

 

 

 


E é isso galera. Mais um ultra post. E se você não viu ainda os ganhadores da década de 40, não deixe de conferir!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *