E o prêmio TIFF 2016 vai para…

O público falou e o festival de filmes em Toronto anunciou o documentário ganhador do prêmio.

Toronto International Film Festival (TIFF), aconteceu entre os dias 8 e 18 de Setembro de 2016. Ou seja, 10 dias caso não tenha feito as contas. O festival premia diversas categorias de filmes, diretores, etc, etc etc….annnnd documentários.

No caso do TIFF, a categoria documentários na verdade é premiada por escolha do público. Inclusive este é o 39 ano em que o publico pode participar e escolher um filme e um documentário para ganhar o prêmio. O que você está pensando está correto. A “academia” de Toronto não escolhe documentários. Só o publico. Estranho né? Mas se quem paga é justamente o público, então ganhar nessa categoria é a certeza do sucesso nas vendas (a menos que a galera baixe via torrent).

Sem mais delongas, o ganhador do prêmio TIFF de 2016, na categoria documentários, é (soltem os tambores)…I am not your negrodo diretor Raoul Peck. Ah, e tem participação especial de um ator. Adivinha quem é? Leia novamente o nome do documentário e pensa no ator que negro presente em todos os filmes de hollywood. Exato, Samuel L. Jackson.

O doc é uma versão para as telinhas do livro que o escritor James Baldwin nunca terminou – uma narrativa radical sobre raça nos EUA que ainda traça a vida e os assassinatos de Martin Luther King Jr., Malcom X e Medgar Evers.

 

Veja abaixo o doc completo em inglês (infelizmente sem legendas).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *