Existe uma mentira honesta?

Esse final de semana tive a oportunidade de assistir ao documentário An Honest Liar, quer dizer, eu criei a oportunidade de assistir esse doc como você pode ver na foto.

An Honest Liar

Vocês devem estar pensando…“nem devia ter ido para academia então”, e vocês estão certos. Mas ao mesmo tempo era uma mentira honesta para mim mesmo. Como essa semana o tema do podcast será o (DIS)Honesty achei um tema de doc legal para complementar.

“An Honest Liar” é um documentário biográfico sobre a vida de James Randi, também conhecido como o The Amazing Randi, que fez carreira como mágico escapista. Foram anos e anos de trabalho bem sucedido até o momento em que sua idade já não permitia mais esse tipo de ocupação (e no doc tem uma cena que deixa isso muito claro…mas não vou ficar compartilhando spoilers). Depois de encerrar essa sua parte da carreira, voltou toda sua energia para uma nova tarefa de vida: ser um Desenganador! Sim, aquela pessoa que desmascara aqueles que dizem possuir poderes paranormais. Ele com certeza foi a pessoa que abriu espaço para outros grandes desenganadores e provavelmente serviu de inspiração para o nosso conhecido padre Quevedo.

An Honest Liar

Achei o documentário muito legal, primeiro porque adoro documentário biográficos, assumo, mas também pela determinação do grande Randi de não deixar pessoas serem enganadas por outras que abusam dos conhecimentos técnicos de truques de mágica. Essa determinação levou Randi a tomar atitudes um pouco drásticas para provar o seu ponto, afinal para ele os fins realmente justificam os meios. Concordo que existe realmente uma linha tênue entre enganação, mágica e entretenimento. Porém, Randi sempre foi muito sincero com seu público a ponto de começar seus shows falando “hoje irei enganar vocês como ninguém nunca fez antes, mas com o objetivo de divertir”.

Para mim a maior contradição é que Randi, assim como todos os seres humanos, precisou lutar contra seus próprios segredos ao longo da vida. A diferença é que ele fazia isso enquanto rodava o mundo desmarcarando falsos gurus. Não podemos enganar os outros, mas devemos enganar a nós mesmos? Assista e descubra! Abaixo um trailer para te deixar um pouco mais motivado a assitir esse documentário que está disponível na Netflix.

Não se esqueça de compartilhar esse post com aqueles amigos que gostam de documentários e com aqueles que não gostam, para ver se eles tomam vergonha na cara! Deixa aqui a sua opinião depois e se quiser podemos até bater um papo a respeito.

Bom doc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *